quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tratamento alternativo da febre

A maioria das dores e febres podem ser facilmente controladas sem o uso de aspirina ou Tylenol. Para controlar a dor, use calor ou frio, ou alternando a aplicação de ambos, aplicando o calor ou o frio mediante uma variedade de meios – p. ex.: bolsa apropriada para água quente e / ou gelo ou outro recipiente apropriado, devidamente envoltos em uma toalha. Outros métodos incluem uma banheira de água quente, um chuveiro quente, um “banho frio curto” (de 30 segundos a 2 minutos em uma banheira de água fria, entre 10 graus e 18 graus centígrados de temperatura).

Usualmente, água quente aplicada diretamente na parte afetada, se for possível, é o meio mais eficaz, estando a temperatura da água entre 40 graus e 43 graus centígrados, dependendo do estado de saúde do indivíduo e da parte do corpo a ser tratada; mas o método mais fácil deve ser usado primeiro. Geralmente, as aplicações quentes deveriam ser tão quentes quanto possam ser toleradas e as aplicações frias deveriam ser tão frias quanto possam ser suportadas. Bolsas frias e quentes podem ser aplicadas alternadamente no peito, no abdômen, ou em qualquer parte para diminuir desconfortos e dores. Mergulhe uma toalha em água quente, esprema-a e coloque-a sobre a parte dolorida durante 3 a 6 minutos. Substitua a compressa quente por uma compressa fria ou gelada aplicada durante 30 a 60 segundos. Alterne desta maneira, perfazendo de três a cinco trocas.

Aplicações quentes ou massagem na coluna podem alterar a habilidade do sistema nervoso central de “ouvir” a sensação de dor. Estes simples tratamentos são bons não somente para dores nas costas, mas também para dores nas pernas, nos braços, ou, também, na cabeça.

 
Se for necessário aliviar a dor de cabeça, mergulhe os pés em água quente por 30 minutos. A dor de cabeça “se dissolverá” neste escalda-pés! Mas, este tratamento não deve ser usado por ou em portadores de diabetes, que padeçam de deficiência de insulina, ou que tiverem bloqueios conhecidos de artérias nas suas pernas, porque mesmo temperaturas normais podem, algumas vezes, causar coágulos nestas pessoas.

As febres comuns podem ser facilmente tratadas sentando-se em uma banheira de água quente com temperatura entre 38 e 42 graus centígrados até que a pele esteja quase vermelha e ocorra transpiração em profusão. Depois dos primeiros 5 minutos, mantenha um pano gelado ou frio na testa, ou coloque-o já a partir do começo, caso a febre seja acima de 38 graus centígrados. Beba uma xícara de água quente ou chá quente de ervas quando começar a transpirar. Quando a pele estiver vermelha e ocorrer transpiração profusa, depois de 10 a 20 minutos, então interrompa o tratamento da seguinte maneira: (1) imediatamente em seguida, tome uma breve chuveirada de água fria sobre todo o corpo, somente do queixo para baixo; (2) seque-se friccionando-se rapidamente com uma toalha felpuda; (3) vista um roupão, deite-se na cama e transpire por meia hora; (4) levante-se e tome um banho rápido e normal, se for necessário limpar a pele e deixar uma sensação de frescor depois de transpirar, e; (5) vista-se novamente.

Todas as vezes em que a temperatura do corpo subir além de 38 graus ou quando se transpirar enquanto estiver tomando qualquer tipo de banho quente, deve-se manter um pano resfriado na face, na testa ou na garganta. Quando se terminar o tratamento de imersão em banho quente, se o tratamento tiver sido bom, pode-se sentir uma sensação de fraqueza um minuto ou mais depois de se levantar; isto se deve à transferência do sangue do interior do corpo para a sua parte mais externa, tal como acontece no caso de insolação. Isto é normal e deve-se ao enrubescimento intensivo da pele.

Autora deste artigo: Dra. Agatha Thrash
Uchee Pines Institute (Alabama, EUA)
Tradução: Lincoln Sobral
 Artigo relacionado (inglês) – MedLine Plus.

Pensamentos