Reeducação Postural Global (RPG) na dor lombar
As doenças músculo-esqueléticas são frequentes em todas as pessoas. A dor lombar ou lombalgia tem importância primordial em virtude de sua frequência e por ser uma das principais causas de incapacidade, limitação de atividades e consequentes perdas econômicas. É caracterizada por um quadro de dor, fadiga ou rigidez localizada no terço inferior da coluna. (Img 1: HCA Midwest Kansas City)
Quando a dor irradia para as coxas e pernas, possivelmente está ocorrendo compressão nervosa, a que se denomina lombociatalgia.
“A dor ciática irradia-se do glúteo para baixo através da perna e pode atingir até os dedos dos pés (artelhos)”.
(Img 2: ADAM – Spinal Stenosis.org)
Posturas inadequadas por tempo prolongado, envelhecimento, degeneração e desgaste das estruturas da coluna vertebral parecem ser as principais causas da lombalgia. Desvios dos eixos normais da coluna, como o aumento da lordose lombar (hiperlordose) ou retificação da curvatura, sedentarismo, presença de tumores, excesso de peso e stress são outras causas de grande importância. Portanto, temos de hérnia de disco a problemas posturais, passando também por problemas emocionais. O tratamento deve atuar sobre o fator desencadeante, amenizando ou eliminando seus sintomas.
O método da Reeducação Postural Global (R.P.G.) é uma técnica indicada para o tratamento da lombalgia, cuja abordagem propõe uma visão corporal integrada do paciente, trazendo como benefício a conscientização corporal, resultando na prevenção de deformidades, ganho de amplitude de movimento, relaxamento, fortalecimento muscular e o consequente alívio da dor. O fisioterapeuta é o profissional habilitado a empregar esta técnica e como parte do tratamento recomenda observar os cuidados abaixo nas atividades diárias:
• Pratique sempre alongamentos. É a mais simples das atividades físicas e proporciona o alivio da tensão muscular, melhoria da circulação sanguínea, redução do estresse, da fadiga e ansiedade, assim como caminhadas diárias que também auxiliam na manutenção do peso ideal.
Exemplo de alongamento: * Postura da cegonha — Padahastasana ("mãos aos pés", do yoga)
– Img 3: MSN Saúde e Bem-estar
• Evite posturas por períodos prolongados. Se inevitáveis, interrompa-as frequentemente e faça exercícios pelo menos a cada meia hora.
• Ao levantar pesos, flexione os joelhos e aproxime bem o corpo do objeto a ser levantado.
• Cadeiras e assentos devem possuir suporte lombar. A altura do assento deve permitir a flexão dos joelhos para alívio da sobrecarga na região lombar.
• A posição indicada para se dormir é de lado com um travesseiro entre os joelhos, o que evita a rotação do quadril. Evite dormir de barriga para baixo ou para cima, pois ambas aumentam a curvatura lombar causando tensão na região.
• O repouso físico também é um fator de grande importância para a prevenção. Devem-se ter horas suficientes de sono e que o mesmo seja de qualidade. O repouso é necessário tanto para o equilíbrio nervoso como para o físico.
Autoria: ** Fabiana Roriz do Amaral - Fisioterapeuta da AME
_____
* Como executar a postura da cegonha com segurança (clique nos links):
Explicação passo-a-passo: Yoga Brasil: | Variação (vídeo, 1:38m): MSN Saúde e Bem-estar