sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre a doença pulmonar crônica

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo tem DPOC e a estimativa é que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta de 2020 . No Brasil, a DPOC atinge cerca de 6 milhões de pessoas. Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e desses apenas 18% recebem tratamento.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (abreviada por DPOC) é uma doença crônica, progressiva e parcialmente reversível que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de seus alvéolos e o comprometimento dos restantes. Ocorre com mais frequência em homens mais velhos e fumantes. Pessoas que tiveramtuberculose também podem desenvolver a doença.
Lungs_open_fundo blog Prana Saúde
Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo aéreo (entrada e saída do ar), principalmente na fase expiratória, a dispneia (falta de ar), a hiperinsulflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros.
 
Os principais fatores desencadeadores da DPOC (enfisema e bronquite crônica) estão relacionados principalmente aotabagismo, seguido de exposição passiva ao fumo (pessoa que vive junto com o fumante), exposição à poeira por vários anos, poluição ambiental, e até fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à destruição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões).
 
· Prognóstico - A doença é parcialmente reversível. Um bom prognóstico da DPOC depende de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado. A medida de maior impacto no tratamento da DPOC é a abstinência ao tabagismo. Outro fator que comprovadamente aumenta a sobrevida dos pacientes é a reabilitação multidisciplinar.
 
· Apoio ao paciente - No Brasil os pacientes que sofrem com a DPOC contam com a Associação Brasileira de Pacientes com DPOC, uma entidade sem fins lucrativos que visa colaborar na promoção da qualidade de vida dos pacientes. Fundada em 31 de Maio de 2000 por médicos e pacientes do Centro de Reabilitação Pulmonar (CRP) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/ Escola Paulista de Medicina (EPM) e Lar Escola São Francisco (LESF), atua oferecendo informações sobre o tratamento da DPOC e seus avanços, além de dar orientação e apoio junto às autoridades governamentais para obtenção de tratamento gratuito que englobe desde medicamentos, oxigenioterapia domiciliar, até a reabilitação pulmonar.

· Perguntas frequentes sobre a DPOC são respondidas nessa entrevista com o Dr. João Cardoso (Portugal), no site “Para que não lhe falte o ar”: “Como viver com DPOC
 
· Ouça a gravação  (podcast) do Programa Cotidiano, da EBC (Empresa Brasileira de Comunicações) sobre Doença Pulmonar Crônica, um dos vencedores do 1º Prêmio SBPT de Jornalismo em DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), clicando aqui.

· Saiba mais sobre o sistema respiratório.

-----

Com informações da Wikipédia
Imagens (pulmão humano): Wikimedia Commons




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensamentos